O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES INTELECTUAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Marcia de Lima Marinho
Felipe da Costa Negrão

Resumo

Este estudo buscou promover uma reflexão da distância existente entre a matemática ensinada na escola e matemática que o aluno precisa para o desenvolver de sua vida. Mediante o exposto, este artigo tem o objetivo de acentuar a relevância de desenvolver as capacidades intelectuais e práticas dos alunos dos anos iniciais na resolução de problemas no contexto matemático relacionado ao cotidiano. A metodologia utilizada para desenvolver essa pesquisa é de cunho bibliográfico com uma abordagem qualitativa a partir de livros e artigos, apoiada em autores clássicos e contemporâneos, que se dedicam as pesquisas no ensino de matemática e educacionais. Com isso, o resultado do trabalho apresenta o quanto é relevante o conhecimento das estratégias pedagógicas para o aprendizado do aluno, que a matemática só parece difícil se não for contextualizada com o cotidiano e a realidade social em que o discente está inserido.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima Marinho, M. de, & Costa Negrão, F. da. (2021). O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES INTELECTUAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Itacaiúnas, 1(1), 16–28. https://doi.org/10.36599/ri.v1i1.7
Seção
Artigos