https://revista.editoraitacaiunas.com.br/index.php/ri/issue/feed Revista Itacaiúnas 2022-01-28T00:00:00-03:00 Walter Rodrigues revista@editoraitacaiunas.com.br Open Journal Systems <p>A Revista Itacaiúnas (ISSN 2764-3778) prioriza publicações de artigos que tenham como base teórica uma abordagem interdisciplinar, voltada para as questões das áreas das ciências humanas, tecnológicas e ambientais. O acesso ao seu conteúdo é gratuito, sem cobrança de taxas de assinatura, submissão, avaliação ou editoração. O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial desta revista.</p> https://revista.editoraitacaiunas.com.br/index.php/ri/article/view/6 ONTOLOGIAS E PRÁXIS EDUCACIONAIS 2021-11-27T19:15:35-03:00 Mariana Neves Cruz Mello mcruz1988@gmail.com Samuel Vieira Cruz samucacruz@hotmail.com <p>O presente aborda o contexto da multiculturalidade presente em salas de aula e a necessidade de dialogar e propor estratégias metodológicas de traduções ontológicas e diálogos interculturais entre as populações tradicionais, em que pese, populações indígenas, comunidades ribeirinhas e populações quilombolas, e os conteúdos científicos generalizantes e universalizantes presentes na educação formal. Tal necessidade alinha-se à perspectiva da decolonização no ensino, que perpassa pela reformulação ou adequação curricular às diversas realidades étnicas presentes no território brasileiro. O texto foi construído a partir de reflexões etnográficas dos autores, bem como pautou-se em narrativas autobiográficas coletadas de 2018 à 2020 articulados a reflexões teóricas sobre a temática devido ás particularidades impostas pela pandemia de COVID-19.</p> 2021-11-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 https://revista.editoraitacaiunas.com.br/index.php/ri/article/view/7 O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES INTELECTUAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2021-11-27T19:33:00-03:00 Marcia de Lima Marinho marcianiltonlins@gmail.com Felipe da Costa Negrão felipe.unl@hotmail.com <p class="ABNT" style="margin-bottom: 0cm; text-indent: 0cm; line-height: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; color: windowtext;">Este estudo buscou promover uma reflexão da distância existente entre a matemática ensinada na escola e matemática que o aluno precisa para o desenvolver de sua vida. Mediante o exposto, este artigo tem o objetivo de acentuar a relevância de desenvolver as capacidades intelectuais e práticas dos alunos dos anos iniciais na resolução de problemas no contexto matemático relacionado ao cotidiano. A metodologia utilizada para desenvolver essa pesquisa é de cunho bibliográfico com uma abordagem qualitativa a partir de livros e artigos, apoiada em autores clássicos e contemporâneos, que se dedicam as pesquisas no ensino de matemática e educacionais. Com isso, o resultado do trabalho apresenta o quanto é relevante o conhecimento das estratégias pedagógicas para o aprendizado do aluno, que a matemática só parece difícil se não for contextualizada com o cotidiano e a realidade social em que o discente está inserido.</span></p> 2021-11-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 https://revista.editoraitacaiunas.com.br/index.php/ri/article/view/8 AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO GRUPO DE TRABALHO “DIFERENÇA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA” 2021-11-27T19:40:23-03:00 Reinaldo Feio Lima reinaldo.lima@unifesspa.edu.br <p>O Grupo de Trabalho 13 (GT 13), denominado Diferença, Inclusão e Educação Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), é formado por pesquisadores preocupados com o desenvolvimento de uma Educação Matemática “para todos”, na qual as particularidades associadas às práticas matemáticas dos diferentes aprendizes são valorizadas e entendidas. O objetivo deste artigo é identificar as pesquisas publicadas no I ENEMI relacionadas com práticas matemáticas mais acessíveis aos estudantes surdos, desenvolvendo uma pesquisa bibliográfica através dos procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os resultados indicaram que o processo de mapeamento das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho “Diferença, Inclusão e Educação Matemática” tem como foco central os estudos a respeito dos processos de ensino e de aprendizagem no/para estudantes, sejam na forma de intervenções pedagógicas ou produções de materiais didáticos.</p> 2021-11-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 https://revista.editoraitacaiunas.com.br/index.php/ri/article/view/9 ANÁLISE DAS ILHAS DE CALOR A PARTIR DO USO DO SENSORIAMENTO REMOTO 2021-11-27T23:05:18-03:00 Francisco Helter Fernandez do Amaral helter3fernandes@gmail.com Viviane Corrêa Santos correasantosv@gmail.com <p>No tocante as questões climáticas, destaca-se a intensificação das ilhas de calor urbanas. Nesse sentido, objetiva-se identificar e analisar as ilhas de calor da Cidade de Castanhal-PA, entre os anos de 1994, 2008 e 2018, e sua relação com as formas de uso e cobertura do solo. A metodologia basea-se nas técnicas de sensoriamento remoto, para aquisição dos valores de temperatura de superfície (Ts), e na adoção de procedimentos de geoprocessamento para obtenção das formas de uso e cobertura do solo. Os resultados mostraram que os maiores valores médios de Ts correspondem as áreas construídas, tendo o solo exposto e a vegetação rasteira, demonstrado assinaturas de Ts intermediaria para as áreas com cobertura vegetal nativa de elevada densidade e corpos hídricos, também vale destaca a progressiva elevação em até 3 ºC de todas as feições de uso e cobertura a cada intervalo de tempo analisado.</p> 2021-11-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 https://revista.editoraitacaiunas.com.br/index.php/ri/article/view/10 ROCK IN RIO 2021-11-28T00:28:16-03:00 Tarcia Camily Cavalcante Quezado camilyquezado@hotmail.com Renata Montojos Tourinho renatamontojos@hotmail.com <p>O Rock in Rio é uma marca brasileira com alcance internacional e que possui uma história de mais de 35 anos de sucesso. Visando compreender o sucesso que a marca Rock in Rio possui, a presente pesquisa buscou investigar o papel do Brand Equity (valor da marca) e o valor percebido pelo público-alvo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com dados secundários buscando compreender como as estratégias e programas de marketing contribuem para o sucesso do valor da marca. Realizou-se também uma pesquisa do tipo<em> survey</em> com 80 pessoas, composta predominantemente por estudantes de nível superior de Brasil e Portugal, com idade entre os 20 e os 30 anos. Foi percebido que o Rock in Rio possui um alto valor de marca junto aos pesquisados, sendo compreendida como uma marca de alta qualidade, com grande notoriedade e uma forte associação de marca, embora a lealdade tenha se apresentado como um fator de menor impacto para o Brand Equity.</p> 2021-11-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 https://revista.editoraitacaiunas.com.br/index.php/ri/article/view/5 MUDANÇAS NA DINÂMICA COMERCIAL DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DE SÃO JOÃO DA PONTA (PA) 2021-11-28T02:35:31-03:00 Walter Luiz Jardim Rodrigues wljrodrigues@gmail.com Viviane Corrêa Santos correasantosv@gmail.com <p>Este artigo analisa as transformações ocorridas na dinâmica comercial da produção agrícola do atual município de São João da Ponta, nordeste do Pará. A partir da memória local dos moradores mais idosos, objetiva-se uma análise comparativa entre a produção e a distribuição dos produtos agrícolas da atualidade com as do passado. A rodovia PA-375, que a partir da década de 50, ligou a vila São João da Ponta (hoje atual sede municipal) a PA-136, e esta, a BR- 316, alterou significantemente a forma de escoamento da produção agrícola da citada vila e das comunidades ao entorno. Portanto, busca-se analisar e representar cartograficamente a antiga dinâmica comercial dos produtos agrícolas da vila de São João da Ponta a partir da memória local dos moradores mais idosos até a atual dinâmica comercial dos produtos agrícolas do município de São João da Ponta evidenciando as profundas mudanças ocorridas tanto na dinâmica espacial desses produtos quanto na transformação socioeconômica.</p> 2021-11-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021